15 de Maio - Dia da Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar.

 

15 de Maio dia da Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar.

Instituída por lei, o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares nasceu com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, autoridades sanitárias, diretores de hospitais e demais trabalhadores da área, sobre a grande importância do controle de infecções.

A infecção adquirida após a admissão do paciente em unidades hospitalares pode se manifestar durante a internação ou mesmo após a alta.

É caracterizada como um problema de saúde pública, uma vez que, além de aumentar o tempo de internação, pode também causar comorbidades graves e ainda levar ao óbito.

A prática mais simples e eficiente para o controle de infecções no ambiente hospitalar é a higienização das mãos, hábito que finalmente tem ganhado mais importância a cada dia diante da pandemia do Coronavírus. Além da higienização das mãos, visitantes e acompanhantes também podem contribuir para o combate às infecções hospitalares, adotando os seguintes cuidados:


👉Não visite o paciente caso você esteja doente;

👉Não circule com alimentos no hospital;

👉Não leve alimentos para o paciente;

👉Não sente no leito do paciente;

👉Não leve flores ou plantas;

👉Evite trazer crianças para o ambiente hospitalar;

👉Evite o excesso de visitantes e acompanhantes;

👉Não mantenha contato com outros pacientes.

O sucesso no combate à infecção hospitalar depende de um esforço conjunto, não somente dos profissionais de saúde, mas de todos aqueles que estão em contato com o paciente!


Mãos limpas salvam vidas! 

🧪🧫🔬Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde - CCIRAS


Nossos colaboradores estão sempre recebendo orientações quanto a importância da lavagem das mãos e a utilização correta dos EPIS ( Equipamento de Proteção Individual)