[Fechar]

..... TESTE TESTE TESTE .....

30 de setembro de 2020

SUICÍDIO - 4ª principal causa de morte entre jovens - Darcy Vargas realiza evento!

 

Setembro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio e, neste ano, a Campanha Nacional, que marca as ações sobre o tema, enfatiza a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental das crianças e dos adolescentes.

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) alerta sobre a questão: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 a 29 anos.

O Paraná registrou 225 casos de suicídios nesta faixa etária em 2018; 54 jovens tinham idade entre 15 a 19 anos, e 171 entre 20 a 29 anos.

A Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio foi instituída pela lei nº 18.871, de 2016, com ênfase para a data de 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Dados – Pesquisa mais recente do Ministério da Saúde, de 2016, registra 11.433 mortes por suicídio no país, em média, um caso a cada 46 minutos. O número representa um crescimento de 2,3% em relação ao ano de 2015, quando 11.178 pessoas tiraram a própria vida.

O aumento do suicídio entre os jovens é um fenômeno mundial que vem causando grande preocupação. “Ainda precisamos desmistificar as doenças mentais e disseminar informações sobre depressão, ansiedade e cuidados preventivos com a saúde mental. Todos os sinais de transtorno mental, como mudança repentina de comportamento, oscilação de humor, isolamento, uso de álcool e droga, impulsividade e interesse por situações de risco, casos extremos de irritabilidade, verbalização de ameaça de suicídio, entre outros, devem ser observados com atenção e seriedade, com a busca urgente de tratamento clínico. 

Ligação gratuita – A Sesa destaca ainda que o Centro de Valorização da Vida (CVV) atua na prevenção ao suicídio por meio de apoio emocional às pessoas em situação de risco. O CVV tem uma rede de voluntários treinados adequadamente e pelo número 188 estão à disposição de pessoas que querem e precisam conversar. As ligações são gratuitas e sigilosas.

Fonte: https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/Setembro-Amarelo-tem-foco-na-prevencao-do-suicidio-entre-os-jovens#

O Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, realizou um evento no dia 17/09/2020 iniciando com a capacitação da equipe CCI, Almoço, Santa Missa as 15hrs com intenções e menções a prevenção do suicídio, cartazes, também aniversário do Hospital.

Ainda panfletagem na cidade com entrega de máscaras amarelas e conscientização. 

Da 4ª Regional de Saúde estiveram presentes, Patricia Sobutka, Maurício e Carol.
















Carol 4ª Regional

Patrícia 4ª Regional






0 comentários:

Postar um comentário