Equipes do Hospital Darcy Vargas recebem homenagem do Ministério da Promoção Humana!!

Dia 02 de Julho - DIA DO HOSPITAL

Esta data é uma forma de homenagear os profissionais que trabalham na área da saúde, como médicos, enfermeiros, radiologistas, bioquímicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos, técnicos em saúde, pessoal administrativo, de higiene e limpeza, entre outros. Essa data também é importante para a conscientização sobre a relevância dessas estruturas para toda a sociedade e as maneiras de melhorar o atendimento, a fim de que essas instituições consigam atender as necessidades da população.

Segundo o Ministério da Saúde, o hospital pode ser definido como “a parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, Constitui-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.”

Origem do Dia do Hospital

Esta data é celebrada em 2 de julho em homenagem a data de fundação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no estado de São Paulo, em 1945, considerado um dos maiores do Brasil.

A inauguração foi feita no local onde já existira um hospital. Em 1543, a Santa Casa de Misericórdia de Santos foi fundada pela primeira vez por Brás Cubas (1507 – 1592), um fidalgo português.

Ao longo dos séculos foram sendo reconstruídos e inaugurados vários conjuntos no Hospital, mas apenas aquele inaugurado por Getúlio Vargas em 1945 existe ainda hoje.

O Hospital ao Longo do Tempo

Muitos estudiosos acreditam que os primeiros locais semelhantes a hospitais surgiram na Antiguidade com o objetivo principal de cuidar de feridos de guerra. Existem pinturas, por exemplo, datadas de 2920 a.C., em uma região localizada entre a Galileia e a Judeia, que sugerem um possível local de cura de guerreiros.

E para homenagear quem trabalha no Hospital Darcy Vargas, dia 06/07/2020 o Ministério da Promoção Humana realizou com a ajuda de um carro de som um momento inesquecível a todos os colaboradores.

Agradecemos a lembrança, somos uma soma na cidade de Rebouças em combate a Pandemia da COVID-19 e a tantas outras doenças existentes e todos os colaboradores que trabalham no Hospital possuem o dom de cuidar do próximo.

Grato

Márcio José Gobor - Diretor Geral

Segue vídeo> fonte Ministério da Promoção Humana