IFPR e Hospital Darcy Vargas: HORTA COMUNITÁRIA, juntos nessa parceria!!

Resultado de imagem para instituto federal do paraná campus irati logo

No dia de hoje(27/09/2019) o grupo de humanização “FloresSer” da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, dentro do Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, teve a presença do Sr João Luis Dremiski, professor do curso técnico em Agroecologia do IFPR(Instituto Federal do Paraná) – Campus Irati –PR, Mestre em Direito Socioambiental pela PUC PR. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, que esteve colaborando com os profissionais da equipe multidisciplinar, com vias de orientar esses profissionais para melhor atender as demandas dos pacientes na atividade da horta comunitária.
O projeto vem sido desenvolvido pelos acadêmicos de Psicologia (UNICENTRO) Genner e Pedro, com supervisão da Psicóloga Priscila, juntamente com toda a equipe multidisciplinar, Fisioterapeutas, Fonoaudióloga, Farmacêutica, Assistente Social, Nutricionista e Enfermagem.
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) de Rebouças-PR tem como objetivo promover um aumento da funcionalidade e autonomia dos usuários visando uma reabilitação integral. A reabilitação faz parte de um processo multiprofissional e interdisciplinar e deve articular a rede de cuidados dos usuários, possibilitando que estes desenvolvam atividades de modo autônomo ou com maior ganho possível de autonomia. Isto se dá por meio da aplicação de atividades básicas e instrumentais relacionadas a aspectos biopsicossociais.
Considerando que os cuidados ofertados na UCCI são de pequena e média duração, entre a alta hospitalar e a atenção primária da rede de saúde, a articulação com o território e comunidade se faz algo extremamente necessária. O processo de reabilitação está relacionado com estratégias que articulem o espaço social, simbólico e cultural dos pacientes.
Tendo isso em vista, propomos a construção de uma horta comunitária em espaço reservado na área externa da UCCI para desenvolvimento de atividades de plantio e cultivo com os pacientes e familiares. Por meio de atividades na horta, pretende-se aproximar o tratamento e o Hospital da realidade cultural e territorial dos pacientes com intervenções que se apropriem de seus repertórios de vivências.
O objetivo é construir uma horta comunitária com o intuito de promover uma prática integrativa e complementar no Hospital. A horta beneficiará usuários, familiares e o fortalecimento de práticas de saúde no território de Rebouças. Esta proposta se articula com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (BRASIL, 2015)1, sendo um recurso terapêutico tradicional que complementa as práticas de saúde do Hospital com intuito de favorecer a reabilitação dos pacientes.

1BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 96 p.

Agradecemos desde já o apoio do Instituto Federal do Paraná - Campus Irati nessa parceria!!


...