Hospital Darcy Vargas é representado na 5ª Mostra Paranaense de Saúde

Nos dias 11 e 12/07 na cidade de Londrina PR aconteceu a 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde.
Na Cerimônia de abertura na manhã de quinta-feira (11), com a presença do secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, deu início às atividades da 5ª Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde, que continua nesta sexta em Londrina, no Campus JK da UniFil, com o registro de 622 participantes. Estudantes, professores, profissionais da saúde e autoridades receberam uma mensagem de boas vindas do diretor presidente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), João Campos, seguida pelas palavras do secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado.
Na mesa de honra da abertura, estavam presentes a presidente da Associação Médica de Londrina e conselheira do CRM-PR, Beatriz Emi Tamura; a superintendente do Hospital Universitário, Vivian Feijó, representando o Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Saúde Coletiva da UEL; a presidente da comissão científica da 5ª Mostra e da comissão de julgamento do 4º Prêmio Inova Saúde, Elaine Rossi e a professora Polyanne Mazzucato, representando a UniFil e os coordenadores dos cursos de saúde da instituição.
João Campos, diretor presidente do iNESCO, instituto promotor da 5ª Mostra Em sua fala, o professor João Campos agradeceu a todos que colaboraram com a realização do evento e desejou o bom curso das atividades. “Esperamos que nossa Mostra estimule participações que contribuam para o avanço das discussões e proposições de políticas de saúde no Paraná, assim como represente um espaço de encontro e troca entre aqueles que aqui vieram com suas pesquisas e relatos de experiências, trazendo inovação em saúde e valorizando a vida”, declarou.
 Já o secretário de Estado e Saúde, Beto Preto, destacou a relevância do encontro para a promoção de inovações que muito contribuem para melhorias no sistema de saúde do estado. “Eventos como este são de extrema importância pois reúnem grandes discussões de saúde coletiva que posteriormente as equipes paranaenses colocarão em prática. A produção dessas pesquisas e trabalhos são iniciativas que só têm a contribuir para o avanço do serviço de saúde no Estado. Por isso, parabenizo o Inesco pela realização”, expôs.

 Para o secretário municipal de Saúde, espaços de discussões como a 5ª Mostra são fundamentais para o bom funcionamento da saúde pública em Londrina. “Passamos por um momento de reconstrução e reestruturação dos serviços na cidade e sabemos que eventos como este contribuem e muito conosco, pensando em melhorias e divulgando o bom trabalho que temos realizado. Esses espaços são uma ferramenta importantíssima para que o farol da saúde londrinense volte a brilhar e na reinserção do município como protagonista e referência na saúde pública do Brasil”, disse.
Durante a cerimônia, o deputado estadual Michele Caputo fez a entrega de uma menção honrosa ao Inesco, concedida pela Assembleia Legislativa do Paraná. Receberam a honraria o diretor presidente do Instituto, acompanhado do também diretor da instituição, além de um dos coordenadores da comissão científica da Mostra, Roberto Esteves.
 
A Mostra Paranaense de Pesquisas em Saúde tem promoção do Inesco, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde/Escola de Saúde Pública do Paraná (SESA/ESPP). Esta edição tem co-promoção da Prefeitura de Londrina e da Unifil – universidade sede de todas as atividades do evento que reúne também outros três encontros paralelos voltados à expansão e qualificação da atenção à saúde no Paraná: o 2º Seminário da Rede de Pesquisa em Saúde da SESA, o 2º Encontro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e o 1º Encontro da Rede de Preservação da Memória da Saúde Pública do Paraná.
Do Hospital Darcy Vargas, além do diretor Márcio, participaram a fonoaudióloga Diovana Catarina Sabim e a fisioterapeuta Lais Cabral Machado que apresentam o CCI em uma das sala propostas.
Obrigado a 4ª |Regional de saúde pelo apoio, pelo transporte cedido e pela participação na 5ª Mostra.
4ª Regional de saúde/consórcio e Hospital Darcy Vargas