Treinamento com o corpo clinico do Hospital Dona Darcy Vargas – Nutrição Enteral


No dia 08/05/2018 foi à vez da equipe do corpo clinico do Hospital Dona Darcy Vargas receber o treinamento de nutrição enteral, além de toda equipe de enfermagem, também compareceram a palestra a equipe da cozinha e mais alguns funcionários do hospital. Onde tiveram a presença da Nutricionista da Nutriport Luana Carla, a qual obteve como destaque alguns pontos importantes no atendimento no paciente, desde sua abordagem (triagem) ate sua alta da unidade. No entanto foram pontuados os cuidados a serem tomados tendo como prioridade aqueles pacientes que estão em casos mais complexos, como os que sofreram AVC e não conseguem se alimentar sozinhos devido as suas limitações; ao paciente desnutrido onde deve se recuperar seu estado nutricional e aos pacientes que sofrem com lesões, ulceras venosa ou por pressão, com escaras, feridas, complicações do pé diabético e aqueles que passaram por procedimentos cirúrgicos, que necessitam de cuidados no processo de cicatrização. Mostrando assim a importância da suplementação nesses casos, sendo quantas horas devem-se tomar essas providencias assim que o paciente da entrada na unidade, cuidando com toda a parte de administração do suplemento seja de forma unitária que seria  pelo uso de proteína ou desde quantidade e no processo de gotejamento do suplemento para que não cause efeitos colaterais no paciente quando for necessário o uso de sondas.
Após a palestra, a nutricionista responsável pela unidade aproveitou para apresentar o novo modelo a ser utilizado no processo de administração da suplementação enteral exigido pela vigilância,que tem como foco a rastreabilidade dos produtos ofertados aos pacientes, visando contribuir para a qualidade e segurança da dieta ofertada na saúde do paciente.
Ao meio de tantas informações, os funcionários tiveram uma tarde bastante agradável e importante elevando seus conhecimento, assim tendo ganhos em equipe em prol a vida e saúde dos pacientes, ofertando-lhes mais qualidade de vida.

THAYLIZA ZWIERZYKOWSKI - Nutricionista