Agulhamento a seco

O Dry Needling ou Agulhamento à Seco é utilizado por muitos fisioterapeutas como um método eficaz para o tratamento de dores, tensões musculares e também dores articulares. É capaz de atuar em casos de cefaléias tensionais, tendinites, dores na articulação temporo-mandibular, lombalgias, entre outras dores de origem músculo-tendínea e também de dores crônicas articulares como artrose.

O procedimento é realizado com a utilização de agulhas muito finas, como as utilizadas pela acupuntura, que são inseridas em pontos gatilhos, ou mais comumente chamados de “nós”. Esses pontos são responsáveis pela tensão muscular e estão relacionados à produção e manutenção do ciclo de dor. 

Com a inserção da agulha, o ponto é estimulado, iniciando o aumento do fluxo sanguíneo na área e interrompendo o ciclo de dor, trazendo uma sensação imediata de relaxamento para o local e desfazendo o chamado "nó". Após a aplicação, o paciente já sente o alívio das dores musculares e também articulares quando inserido nas articulações.
Diferentemente da acupuntura o Dry Needling tem ação local, é realizado no local da dor ou ponto gatilho.

 A acupuntura visa o reequilíbrio energético através da harmonização do funcionamento dos órgãos internos, sendo capaz de melhorar dores, sejam estas musculares ou não, além de outras muitas doenças.

No Dry Needling pode ser utilizado juntamente correntes terapêuticas analgésicas como o TENS, para aumentar o poder analgésico na área aplicada.